Adestramento de Cão para Comandos

O adestramento tem como principal finalidade a educação dos cães de estimação.

Mesmo que seu objetivo seja buscar ajuda de um profissional para realizar o adestramento do seu cão de estimação, saiba que você também precisará adquirir conhecimentos básicos, de ao menos alguns comandos, para dar continuidade aos exercícios em casa e com frequência.

Essa dedicação é necessária porque o adestramento é um processo de desenvolvimento da obediência do cão, principalmente, a seu tutor. Ou seja, a primeira pessoa que o cão deve ter como referência é você, para que a convivência seja harmoniosa e o adestramento efetivo.

Através do adestramento para comandos você ainda estreita seus laços afetivos com seu cão, pois esses exercícios aumentarão o tempo em que estarão juntos, se conhecendo e interagindo.

O adestramento para comandos se torna mais eficiente quando filhote

O ideal é começar o adestramento para comandos com o cão ainda filhote, pois é com o seu crescimento que ele adquire hábitos e referências de tutoria. Também é recomendável iniciar o adestramento com comandos mais usuais e fáceis de se exercitar com o cão em casa, diariamente.

Assim, os comandos mais recomendados são aqueles relacionados à rotina, como se alimentar, com as necessidades fisiológicas e com as atividades de lazer.

Quais os comandos utilizados no adestramento de cão?

Os comandos mais utilizados no adestramento são os de voz e de gestos com as mãos. Por isso, utilize sempre um tom firme, mas amigável ao falar, pois os cães possuem um sistema auditivo muito sensível. Utilizar um tom de voz alto, ou até mesmo gritar com o animal pode intimidá-lo e estressá-lo, surtindo o efeito contrário ao adestramento.

Utilize sempre os mesmos gestos e palavras no adestramento com comandos determinados, para criar e fixar um padrão de hábito e de estimulo no cão. Durante os exercícios, atente-se para chamá-lo sempre pelo seu nome. Muitas palavras podem estimulá-lo demais e negativamente.

Tenha paciência e observe a reação do cão. Dê tempo para ele assimilar e responder aos estímulos. O adestramento quando feito de maneira séria sempre resulta em qualidade de vida para você e seu cão de estimação.


Contato