Adestramento Básico para Cão

Ter um cão de estimação é motivo de muita alegria, companheirismo e carinho incondicionais. Mas toda a espontaneidade dos cachorros também resulta em trabalho e dedicação no dia a dia, pois eles são totalmente dependentes dos nossos cuidados.

O cão e a sociedade à sua volta

O comportamento habitual dos cães, ou seja, a forma como eles agem, reagem e demonstram sua personalidade e hábitos exige atenção dos tutores. É necessário educá-los para se adequarem à rotina da casa e da família sem contratempos e isso se faz com comandos básicos de adestramento.

Qualquer tutor pode e deve se dedicar a aprender tipos básicos de adestramento para utilizá-los com seu pet na rotina diária.

Adestramento básico vai muito além de simples comandos

Quando pensamos em adestramento de cães, logo lembramos de comandos como a ação de sentar, deitar, ficar, rolar e dar a pata. Mas você também pode ensinar seu pet a esperar, caminhar em sua companhia sem a guia, comer somente quando autorizado e fazer sempre as necessidades fisiológicas no mesmo lugar.

Os cães têm capacidade de interpretar expressões faciais, olhares e vocalizações dos humanos. Acredite, também é a forma como eles se comunicam.

“O bom aluno merece recompensa”

No processo de adestramento e no cotidiano, é importante manter a regularidade entre as recompensas, caso seu cão obedeça aos comandos positivamente. As recompensas devem ser rápidas e na sequência do ato de obediência, para que a ação se torne condicionada ao longo do tempo. Além disso, essa prática fortalecerá o vínculo entre você e seu cão.

Com certeza ele tem um petisco favorito, não é mesmo? Você pode usá-lo como recompensa, mas não somente isso. Mais importante que um estímulo alimentar é interagir com uma expressão carinhosa ao olhá-lo, fazer afagos e dizer frases curtas e positivas, como “bom garoto!” e “muito bem!”, por exemplo.

As recompensas estimulam o cão à obediência quando os comandos são solicitados e contribuem para que a ação se torne um hábito comum para seu cão.

Por fim, durante o adestramento faça treinos curtos e sempre observe bastante como seu cão interage. Intercale as atividades com períodos de descanso, para que ele não se estresse.

Aproveite cada momento com seu pet e, certamente, com ações básicas de adestramento a interação entre vocês só terá ganhos!

Adestrador de Cão no ABC

Com mais de 20 anos, atuo na atividade de adestrador de cão, tendo em meu curriculum atendido diversas residências, empresas, e inclusive o canil da corporação da Guarda Municipal de São Caetano do Sul.

Atendimento em São Caetano do Sul e Santo André.


Contato